



Famílias de Acolhimento
Abra a sua casa ao Mundo
🗓️ De Setembro a Junho
🌏 Portugal
Receba em casa um estudante estrangeiro do ensino secundário proveniente de países como: Itália, Alemanha, Espanha, Estónia e Estados Unidos da América (EUA).
Este programa educacional e cultural tem como objetivo permitir às famílias portuguesas que, ao partilharem a sua casa com um jovem de outro país, lhe dêem a conhecer a realidade da sua família. Os jovens estrangeiros têm muito a oferecer às famílias que os recebem — uma perspetiva diferente sobre a forma como encaram situações do dia a dia, dando a conhecer o seu país, a sua cultura (e gastronomia) e, muitas vezes, a sua língua.
Esta experiência é particularmente enriquecedora para famílias com filhos e educandos. O estudante frequentará a escola secundária da residência da família.
O que dizem sobre o programa:
“Recebi estudantes de intercâmbio em casa, dos EUA e do Canadá em dois anos seguidos quando os meus Filhos tinham respectivamente 10/11 e 14/15 anos. Foi uma experiência extraordinária para toda a Família e em especial para eles pelo que aprenderam sobre estas duas culturas – tão “próximas” mas tão diferentes, pela oportunidade de praticarem Inglês e de ensinarem Português, pelo convívio e pela companhia de que todos desfrutámos, inclusive a comunidade escolar. Recomendo tanto a Famílias com Filhos em idade próxima da do estudante ou mais novos, como a Famílias sem Filhos. É uma experiência muito completa e gratificante.”
Sofia
Família de Acolhimento
“Fomos Host Family de dois jovens em anos diferentes: a Randi, canadiana com 17 anos, e o Ben, americano de 16 anos. Foram experiências muito enriquecedoras que enriqueceram muito o nosso quotidiano: desde as melhorias no Inglês de toda a família bem como nas viagens que aproveitámos para fazer, sob o pretexto de lhes mostrar mais de Portugal e da Europa. Foi também muito importante para entendermos diferentes atitudes perante a vida: a distância criada pelo Oceano Atlântico faz com que tenhamos perspectivas muito diferentes sobre vários assuntos, desde os mais leves aos mais fraturantes, e mesmo entre Canadianos e Americanos há muitos pontos que não são comuns. É uma experiência que recomendo a qualquer Família, especialmente com Jovens em idades similares.”
Luís
Família de Acolhimento