O Reino Unido acaba de anunciar uma nova medida que afetará os cidadãos europeus, incluindo os Portugueses, a partir de 2024. Como parte das mudanças pós-Brexit, todos os viajantes da União Europeia, que antes não precisavam de visto, agora terão de solicitar uma Autorização Electrónica de Viagem (ETA) para entrar no Reino Unido.
A partir de 3 de Março de 2025, os cidadãos europeus que pretendam viajar para o Reino Unido – excepto todos aqueles que já possuem autorização de residência, cidadãos inscritos no EU Settlement Scheme e trabalhadores com visto – e com viagens marcadas para depois de 2 de Abril de 2024, deverão registrar-se e solicitar a ETA.
O que é a ETA?
A ETA é um visto electrónico, uma forma de pré-autorização para viagens ao Reino Unido, semelhante ao sistema já usado por outros países como os Estados Unidos com o ESTA. O objetivo é reforçar o controlo fronteiriço, facilitando o processo de entrada para quem já tiver a autorização aprovada.
Este novo processo tem um custo de £10 (cerca de 12 € ao câmbio actual) e será obrigatório para todos os cidadãos da UE que desejem visitar o Reino Unido, seja por turismo, estudo, negócios ou qualquer outra razão. O processo é rápido e pode ser feito online, mas é importante lembrar-se de que deve ser feito com antecedência suficiente antes da viagem.
Medida recíproca da UE
É importante notar que a União Europeia também está a planear implementar um sistema semelhante – o ETIAS – que entrará em vigor a partir de meados de 2025. Este sistema funcionará de maneira parecida à ETA do Reino Unido e será obrigatório para cidadãos de países terceiros, incluindo britânicos, que desejem visitar o Espaço Schengen.
Como a Edu4WORD pode ajudar
A Edu4WORD está sempre atenta às mudanças legislativas que podem impactar as viagens e o bem-estar dos nossos Participantes, tal como fizemos durante a pandemia da Covid-19, quando tivemos 30 Participantes no Reino Unido no Verão de 2021, e cumprimos com todas as obrigações e recomendações, continuamos comprometidos com o apoio total aos nossos Participantes e suas Famílias.
Estamos em contacto direto com organismos oficiais, como a Embaixada Britânica, o Ministério da Educação e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), para garantir que recebemos e transmitimos as informações mais atualizadas. O nosso compromisso é garantir que todo o processo de solicitação da ETA seja o mais simples possível para os nossos Participantes.
Caso precisem de apoio no processo de solicitação da ETA ou tenham qualquer dúvida, a Edu4WORD está pronta para ajudar. Não hesitem em entrar em contacto connosco para garantir que a vossa viagem ao Reino Unido seja tranquila e sem complicações.
Estamos juntos nesta nova fase e prontos para garantir o sucesso dos nossos Participantes nas suas experiências internacionais.
See You Soon!